PERSONAL TRAINER OU TREINADOR?

Independentemente de como os chame, levando em consideração que estamos praticamente falando da mesma coisa, a verdade é que a pessoa que instrui os exercícios ou que planeja o treinamento para uma pessoa, deve estar apto não somente em questões formais, mas ainda, levando a sério seu treinamento e buscando que seu aluno tenha o máximo de resultados físicos. Obviamente, ele não deve deixar passar desapercebidas as questões psicológicas e sociais, mas deve entender que o foco de seu trabalho é a atividade física.

Quantas vezes vemos personal trainers trocando mensagens SMS ou mesmo atendendo a ligações durante o treinamento?

Quantas vezes vemos eles desviarem atenção de seu aprendiz, aluno ou atleta para falar com uma pessoa ao lado?

E quantas são as vezes que vemos esses personais executando o exercício pelo aluno? Esse último ponto, inclusive, é refletido com aqueles indivíduos que auxiliam demais seus alunos e não os possibilitam o desenvolvimento máximo sozinho, fazendo com que estes realizem um trabalho pífio e submáximo (há pessoas que fazem isso, unicamente para inflar o ego de seu aluno).

O que vejo hoje é um termo que deveria ser muito bem utilizado, tem perdido a sua força, por culpa dos profissionais encontrados hoje em dia. O termo “personal trainer” era para ser um treinador pessoal, uma pessoa que você busca para que possa efetivamente melhorar e ajudar em seu treino, te dando mais confiança, dicas, acompanhamento correto dos exercícios e toques em sua vida, para que você possa conciliar bem a vida dentro e fora da academia. Porém os “personais” que vemos nas academias de hoje em dia, estão longe deste perfil.

Verdade seja dita, encontramos alguns bons “personais” sim, mas estes não gostam que o chamem assim, visto que este termo está ficando pejorativo, devido a má fama da classe. Os treinadores que fazem papel de personal e um papel descente, hoje pedem para que sejam chamados de treinador mesmo. Nem professor, nem instrutor, nem personal, chamem de treinador, é o que a maioria pede.

Se pararmos para pensar e analisar, veremos que a maioria dos fisiculturistas profissionais tem em seu time um “personal”. Uma pessoa que acompanha seus treinos, dá auxilio, dá apoio, incentivo e está sempre ali, melhorando e pensando junto ao atleta como fazer para melhorar seus aspectos físicos. Mas pergunte a ele se ele é um treinador ou um personal trainer…. Você já sabe esta resposta.

Portanto, saber escolher seu treinador e, mais do que isso, ter empatia o suficiente com ele são mais do que fundamentais.

Apesar de representarem a mesma coisa, por definição, os treinadores e personal trainers hoje possui conotações diferenciadas pelos processos os quais foram submetido durante os anos. O treinador sendo aquela pessoa que está mais voltada ao seu treino, seu aspecto físico e pensando sempre em como vocês podem melhorar juntos. Já o pesonal trainer, está mais voltado aos aspectos psicológico do que ao treino em si, é o que conhecemos como conselheiro.

Dessa forma, antes de escolher um treinador adequado para si, busque referências e procure conhecê-lo melhor. Certamente, o corpo não é um brinquedo e ele merecerá o máximo de atenção e emprenho de ambas as partes.

Matéria tirada no Dicas de Musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário